sábado, 16 de julho de 2011

Como incubar os ovos de Jabuti?

 Como incubar os ovos de Jabuti?

É possivel incubar os ovos de jabuti artificialmente!
  Jabutis fêmeas botam os ovos, cavando buracos em áreas com solo de terra ou areia mole que assim permite que a umidade da areia e o calor do sol incubarão os ovos. Se a jabota mãe representa uma ameaça aos ovos ou outras jabotas ameaçam o local onde estão os ovos, pode ser necessário incubar artificialmente os ovos de jabuti. No entanto, incubar tais ovos é um processo que envolve e requer um alto grau de dedicação.  O período de incubação para a espécie Geochelone carbonaria varia geralmente de 5 a 8 meses, mas esse tempo varia muito e esta ligada com vários fatores. 

  As chances de morte dos embriões na natureza é maior do que se incubarmos artificialmente os ovos e para isso precisamos de uma incubadora. As incubadoras para repteis e em especial para jabutis, são difíceis de ser encontradas e custam caro, portanto é preferível fazer a sua própria incubadora. Mas lembre-se, analise, estude com cuidado e escolha se você ira retirar os ovos da terra ou vai deixar ocorrer naturalmente, isso cabe a você decidir.

   Depois da postura, comece a remover cuidadosamente o solo que cobre os ovos tentando mantê-los na mesma posição em que eles foram colocados, teremos que fazer uma marca no lado em que estão para cima com um lápis de cera, pois os ovos não devem ser virados, e colocá-los no meio de incubação, vamos colocar todos os ovos ao sinal feitos anteriormente para cima. 

Como fazer uma incubadora? 
Incubadora Caseira



 Você não precisa ser um cientista de foguetes para projetar e construir uma incubadora para ovos de jabutis. Um pouco de engenho e  itens encontrados em torno da sua própria casa é tudo que você precisa.
 
Dificuldade: Moderadamente Fácil

Instruções

Coisas que você precisará:

  • Aquário de vidro
  • Aquecedor de aquário com termostato automático
  • Termômetro eletrônico
  • Quatro copos ou dois tijolos
  • Tela de arame ou grade 
  • Recipientes de plástico
  • Higrômetro 
  • Papel plástico transparente
  • Vermiculita (é barato e pode ser comprada pela internet ou em depósitos e casas de construção)
  • Água
    • 1
      Um aquecedor de aquário com termostato automático.
      Regule o termostato automático para 31 graus celcius e o coloque no fundo do aquário.
    • 2
      Despeje dois a três centímetros de água dentro do aquário, cobrindo o aquecedor.
    • 3
      Coloque quatro copos nos cantos do aquário, como mostra a figura.  Dois tijolos vermelhos podem ser usados em vez dos copos.
      Colocar a grade ou grelha por cima dos comos ou tijolos.
    • 4
      Encha o recipiente de plástico (na figura existem dois) com o meio para apoiar os ovos. Isso pode ser vermiculita que você irá misturar com agua na proporção 1:1 o que garantira a umidade necessária. A  vermiculita não pode ter água em excesso, caso haja, esprema-a retirando o excesso. Use vermiculita como sujerido, mas algumas pessoas costumam usar areia ou terra úmida, ou toalhas de papel úmido.
      Cuidadosamente coloque os ovos de jabuti na mistura de vermiculita ou no solo que preferir, enterrando um pouco menos que 3/4 dos ovos e assim colocar esse recipiente dentro do aquário com o termostato, em cima da grade.
    • 5
      Coloque o cabo do termômetro eletrônico e o higrômetro sobre o solo ao lado dos ovos.
      Cubra o aquário com filme plástico e faça vários furos no plástico.

      A umidade na incubadora deve ser 80-90% e a incubadora deve ser aberto pelo menos uma vez por semana, não mais, para permitir oxigênio fresco alcançar os ovos. O sexo do jabutis é dependente da temperatura em que os ovos são incubados, temperaturas de incubação acima de 31 graus C  irá produzir fêmeas e as taxas de mortalidade aumentam, e temperaturas abaixo de 28 graus C irá produzir machos. Altas temperaturas no entanto, pode causar baixas taxas de eclosão e maiores taxas de filhotes deformados. A temperatura de incubação ideal, se ambos os sexos de fihotes são desejados, é de 29 graus C. O Período de incubação varia de 105-202 dias, com uma média de 150 dias.
      Depois de nascer, os bebês jabutis, vão surgir com o saco vitelino ainda presente, limpar o saco vitelino com uma toalha suavemente e o manter  em substrato úmido (recipiente forrado com papel toalha úmido) até que a reserva seja absorvida. Certifique-se de dotar o recipiente de alta umidade e um prato de águas rasas em todos os momentos, jabutis piranga são muito suscetíveis à desidratação. Os filhotes podem demorar a começar a comer, cerca de um mês, ou até a reserva ser absorvida.