domingo, 1 de maio de 2011

Água e outros assuntos

Os jabutis precisam beber água?

 Há uma quantidade considerável de mal-entendidos sobre o tema da necessidade de água dos quelônios. Isso é lamentável, como um número de condições patológicas estão diretamente relacionadas à disponibilidade ou não de água do ambiente, e para o estado de hidratação geral de répteis como os jabutis.
 Os problemas de saúde mais comuns associados a um nível sub-ótima de hidratação ou período prolongado de privação de água ambientais incluem um acúmulo de ácido úrico solidificado no sistema renal e da bexiga; e insuficiência renal. Todas estas são condições extremamente graves e deve-se observar que a desidratação, mesmo que por curtos períodos, pode ter sérias consequências a longo prazo.
 Só porque eles são capazes de tolerar a privação de água durante um período prolongado, não é razão para privá-los de forma deliberada ou permanente. A privação de água é um estado sub-ótimo que, se estendido para além de certos limites, resulta em graves problemas de saúde. Comida por si só não é normalmente uma fonte adequada de água.
Jabutis bebendo água

                                                                                                                                                       

Por que é importante não misturar espécies?
  
 Misturando espécie em cativeiro é irresponsável, pois significa sempre uma espécie é comprometida em favor do outro, ou pior ainda, que ambos são comprometidos.
  O Jabuti piranga híbrido com Jabuti tinga, é o intercruzamento entre as duas espécies de tartarugas terrestres brasileiras, gerando um animal híbrido que possuí grande possibilidade de ser estéril, ou seja, de não conseguir se reproduzir mais. A coloração desses animais híbridos possuem aspectos das duas espécies, propocionando uma beleza exótica.
Jabutis-piranga Híbridos
 

13 comentários:

  1. queria saber quantas vezes ao dia precisão tomar agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Maria, já criei e eles que decidem quando querem ou não beber. Daí, aconselho a deixar um recipiente com água limpa, sempre a disposição. Se houver a possibilidade de ser raso e grande o suficiente para que eles também entrem e se refresquem, estará ótimo.

      Excluir
  2. Oi, Dilma

    As fezes de minha jabota têm saído vermelhas, misturadas com um líquido sanguinolento.
    Estou muito preocupada.
    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou indo viajar e não tenho onde deixar meu Jabuti. Ele fica dias desaparecido mas sempre coloco água e comida para ele. A água tem evaporado então minha preocupação é de deixar vários recipientes de água e comida durante esses meus 4 dias de viagem e não for suficiente. É tranquilo para ele sobreviver?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite eu tenho um jabuti q não tá nada bem , saiu algo da calda dela como se fosse uma bolha . Agora tá mucho mais não faz cocô nen xixi é como se estivesse tampado ela .

    ResponderExcluir
  6. Queria saber se pode por o jabuti na água

    ResponderExcluir
  7. Tenho um jabuti,que não quer beber água a uma semana,o que faço pra ele beber?

    ResponderExcluir
  8. Meu jabuti não bebe água de jeito nenhum, já tentei de tudo ele não bebe estou preocupada...

    ResponderExcluir
  9. Meu jabuti não quer comer já faz 22 dias que não se alimenta e só bebe água?

    ResponderExcluir