domingo, 1 de maio de 2011

O Banho

  Devemos dar banho nos jabutis?                                         
                                                                                               
Jabuti tomando banho
                                                                   
  As pessoas parecem ter muitas idéias diferentes a respeito dos "cuidados" para um jabuti saudável.Um pensamento é que desde que aos jabutis são animais "selvagens", eles não precisam ser lavados. Exatamente o oposto é verdadeiro.

  Outro equívoco é usar ceras, óleos e preparativos de algum tipo (muitos dos quais são comerciais) que são recomendados, para serem colocados sobre o escudo, a "dar-lhe os nutrientes" e torná-lo brilhante. Muitos, se não a maioria destes produtos, são potencialmente prejudiciais. Ambos, carapaça e o plastrão de uma tartaruga ou jabuti são compostos por tecidos vivos. Eles precisam de oxigênio e de exposição à luz solar para se manterem saudáveis.        
  O uso de alguns tipos de ceras, óleos, ou de outras preparações, pode ser realmente prejudicial ao casco de um piranga. A queratina e camadas ósseas contém milhões de poros microscópicos, e coisas como os produtos mencionados na verdade, obstrui os poros, causando problemas.
  É perfeitamente seguro dar a seu amigo quelônio um banho, na verdade, ele pode realmente gostar!Tudo o que se precisa é de uma escova de dentes, uma banheira, de algum tipo de espaço suficiente para acomodar os jabutis, e água morna, não mais do que o necessário para cobrir o plastrão inteiro, e alguns centímetros da carapaça.

Dois Jabutis se refrescando
                                            
 
  Permita que o seu jabuti se hidrate por algum tempo, geralmente 15 a 20 minutos, em seguida, substitua a água. Muitas vezes, os jabutis, tiram proveito deste tempo para repor a água de seu estoque, anulando o velho, e substituindo-o pelo fresco.
  Pegue a escova de dentes e escove delicadamente a carapaça toda, sendo particularmente atento a todas as áreas de acumulação de sujeira, entre os escudos, e por baixo da carapaça, bem como, para incluir todas as áreas acima da cabeça, ao redor das pernas e ao redor da cauda.
  Repita o mesmo para as pernas, cauda e pescoço. Tenha cuidado com as áreas não cobertas de escamas, como estas áreas são mais sensíveis. Repita o mesmo procedimento com o plastrão, prestando atenção para que toda a sujeira seja removida entre os escudos. Finalmente, enxágüe bem. NÃO utilize nenhum tipo de detergente, xampu, ou outros produtos a menos que recomendado por seu veterinário. Alguns desses produtos, enquanto seguros e importantes para cães, gatos, ou pessoas, podem ser potencialmente perigosos, e às vezes até fatais para os jabutis.
  Depois de seu jabuti estar limpo e seco, se saudável ​​e com uma dieta boa, deve ter um escudo que brilha por si só. Nenhum tratamento adicional será necessário. Este procedimento dá ao proprietário uma excelente oportunidade para examinar o animal em detalhes para todos os problemas, como lesões, a podridão do escudo, ou abrasões.
  Mensalmente, a limpeza e inspeção regular é muito importante para fazer um saudável e feliz quelônio, com menos chance de problemas ou lesões no casco ou pele.

Parabéns pelo Jabuti
                                             

14 comentários:

  1. nossa adorei as informações,meu filho ganhou um jabuti dia 14/05/2011,ele ja deve ter uns 15 anos...vc pode velo no meu orkut: elainevine_@hotmail.com o nome dele é Kyle,,ele se alimenta muito bem e tbm recebe muito amor e carinho de toods nós aqui em casa,mas na verdade minha preocupação é que ele foi criado junto com outros jabutis em um viveiro,e agora esta sem os seus amiguinho...tem perigo de ele ficar doente,sentir solidão? eu não quero que nosso amiguinho sinta solidão tristeza nem nada disso.a gente aqui em casa adora ele..o que vc pode me dizer...devo arrumar um (A)amiguinho para ele?vc pode me responder pelo meu email:lainevine@hotmail.com
    grata pela atenção...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Dilma!Aqui fala o Jabutigão, personagem de meus livros e CD´s. Fiquei satisfeito em saber que você cuida bem dos animais, principalmente dos jabutis, que eu tenho um carinho especial. Fiz iniciação teatral e meu personagem canta, dança e incentiva a criança à leitura, além de proteger a natureza. O Kile merece parabéns por estar em boas mãos, mas você deve arranjar uma amiguinha para ele; a solidão não é boa companheira.Meu imail: jabutigão@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. olha obrigada!!
    tenho um jabuti deste criança e sempre tive duvida sobre os cuidados do banho agora sei o que fazer
    tambem queria saber sobre como é as duas especies de jabutis!
    se vc puder ajudar fico satisfeita

    ResponderExcluir
  4. Amei as informações e darei banho a partir de hoje. Caso detecte alguma lesão no casco ou algum desgaste, qual é o procedimento a ser seguido?

    ResponderExcluir
  5. Ola,gostei da ideia do banho tenho uma fêmea e ela chame Cuca gostaria de saber se tem como descobrir a idade dela e também me disseram que se eu der a ração para jabuti ela cresce mais rápido é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai crescer mais e mais saudável se você colocar, 3 vezes por semana, um pouco de pó de cálcio com vitamina d3 sobre a comida dela.

      Excluir
  6. Bom dia, entendi tudo sobre o banho mas quero saber de quanto em quanto tempo dou banho nos meus, eles tem mais ou menos um mês pfv me responda, pois não os comprei no pet shop

    ResponderExcluir
  7. Também tenho a mesma dúvida.
    Quanto tempo é o banho?

    ResponderExcluir
  8. Bem gostei da matéria publicação, amanhã mesmo irei fazer com meu jaboti dar um belo banho com água morna e ver o resultado!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 3 não sei a idade deles mas aproximadamente uns 5 anos. Percebi que as vezes eles liberam um óleo na cabeça e pescoço não sei o que é. Poderia me dizer por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho 3 não sei a idade deles mas aproximadamente uns 5 anos. Percebi que as vezes eles liberam um óleo na cabeça e pescoço não sei o que é. Poderia me dizer por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. O meu jabuti tem mais ou menos uns 10 anos e devido a um acidente, queimou o casco já tem algum tempo. Aparentemente o casco está regenerando. Isso é possível??

    ResponderExcluir