sábado, 16 de julho de 2011

Como incubar os ovos de Jabuti?

 Como incubar os ovos de Jabuti?

É possivel incubar os ovos de jabuti artificialmente!
  Jabutis fêmeas botam os ovos, cavando buracos em áreas com solo de terra ou areia mole que assim permite que a umidade da areia e o calor do sol incubarão os ovos. Se a jabota mãe representa uma ameaça aos ovos ou outras jabotas ameaçam o local onde estão os ovos, pode ser necessário incubar artificialmente os ovos de jabuti. No entanto, incubar tais ovos é um processo que envolve e requer um alto grau de dedicação.  O período de incubação para a espécie Geochelone carbonaria varia geralmente de 5 a 8 meses, mas esse tempo varia muito e esta ligada com vários fatores. 

  As chances de morte dos embriões na natureza é maior do que se incubarmos artificialmente os ovos e para isso precisamos de uma incubadora. As incubadoras para repteis e em especial para jabutis, são difíceis de ser encontradas e custam caro, portanto é preferível fazer a sua própria incubadora. Mas lembre-se, analise, estude com cuidado e escolha se você ira retirar os ovos da terra ou vai deixar ocorrer naturalmente, isso cabe a você decidir.

   Depois da postura, comece a remover cuidadosamente o solo que cobre os ovos tentando mantê-los na mesma posição em que eles foram colocados, teremos que fazer uma marca no lado em que estão para cima com um lápis de cera, pois os ovos não devem ser virados, e colocá-los no meio de incubação, vamos colocar todos os ovos ao sinal feitos anteriormente para cima. 

Como fazer uma incubadora? 
Incubadora Caseira



 Você não precisa ser um cientista de foguetes para projetar e construir uma incubadora para ovos de jabutis. Um pouco de engenho e  itens encontrados em torno da sua própria casa é tudo que você precisa.
 
Dificuldade: Moderadamente Fácil

Instruções

Coisas que você precisará:

  • Aquário de vidro
  • Aquecedor de aquário com termostato automático
  • Termômetro eletrônico
  • Quatro copos ou dois tijolos
  • Tela de arame ou grade 
  • Recipientes de plástico
  • Higrômetro 
  • Papel plástico transparente
  • Vermiculita (é barato e pode ser comprada pela internet ou em depósitos e casas de construção)
  • Água
    • 1
      Um aquecedor de aquário com termostato automático.
      Regule o termostato automático para 31 graus celcius e o coloque no fundo do aquário.
    • 2
      Despeje dois a três centímetros de água dentro do aquário, cobrindo o aquecedor.
    • 3
      Coloque quatro copos nos cantos do aquário, como mostra a figura.  Dois tijolos vermelhos podem ser usados em vez dos copos.
      Colocar a grade ou grelha por cima dos comos ou tijolos.
    • 4
      Encha o recipiente de plástico (na figura existem dois) com o meio para apoiar os ovos. Isso pode ser vermiculita que você irá misturar com agua na proporção 1:1 o que garantira a umidade necessária. A  vermiculita não pode ter água em excesso, caso haja, esprema-a retirando o excesso. Use vermiculita como sujerido, mas algumas pessoas costumam usar areia ou terra úmida, ou toalhas de papel úmido.
      Cuidadosamente coloque os ovos de jabuti na mistura de vermiculita ou no solo que preferir, enterrando um pouco menos que 3/4 dos ovos e assim colocar esse recipiente dentro do aquário com o termostato, em cima da grade.
    • 5
      Coloque o cabo do termômetro eletrônico e o higrômetro sobre o solo ao lado dos ovos.
      Cubra o aquário com filme plástico e faça vários furos no plástico.

      A umidade na incubadora deve ser 80-90% e a incubadora deve ser aberto pelo menos uma vez por semana, não mais, para permitir oxigênio fresco alcançar os ovos. O sexo do jabutis é dependente da temperatura em que os ovos são incubados, temperaturas de incubação acima de 31 graus C  irá produzir fêmeas e as taxas de mortalidade aumentam, e temperaturas abaixo de 28 graus C irá produzir machos. Altas temperaturas no entanto, pode causar baixas taxas de eclosão e maiores taxas de filhotes deformados. A temperatura de incubação ideal, se ambos os sexos de fihotes são desejados, é de 29 graus C. O Período de incubação varia de 105-202 dias, com uma média de 150 dias.
      Depois de nascer, os bebês jabutis, vão surgir com o saco vitelino ainda presente, limpar o saco vitelino com uma toalha suavemente e o manter  em substrato úmido (recipiente forrado com papel toalha úmido) até que a reserva seja absorvida. Certifique-se de dotar o recipiente de alta umidade e um prato de águas rasas em todos os momentos, jabutis piranga são muito suscetíveis à desidratação. Os filhotes podem demorar a começar a comer, cerca de um mês, ou até a reserva ser absorvida.

29 comentários:

  1. Olá! Minha Jabuti colocou ovos no meu jardim e estou pesquisando como faço para encubar.
    Liguei para 2 veterinàrios e eles me disseram modos diferentesO primeiro: colocar areia e terra misturados em um isopor,enterrar os ovos 5 cm e colocar um termostato à 28 graus.
    O segundo:colocar a mesma quantidade de agua e vermiculita em um tapauere grande ,enterrar os ovos pela metade ,fazer vários furos na tampa,tampar e não mexer(sem termostato).
    Já o seu método é diferente e bem mais complexo.
    estou na dúvida e gostaria muito que me ajudasse.Obrigada! Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceram os meus primeiro e a solução encontrada foi tapaure maior com vermiculita - achei mais fácil em loja pequena de materiais de construção, tem sacos de 25 e de 5 kg - que em floras, cubra os ovos até a metade - nunca vire, tire com cuidado do solo sempre marcando a parte de cima - coloque o tapaure com o s ovos dentro de um maior com água. Coloque no segundo um termostato de aquário. foi ocmo consegui com ajuda de uma amiga na net. Esper ter ajudade. clisson.greco@gmail.com

      Excluir
  2. tentei segui as dicas direitinho, agora e so aguardar o nascimento!

    ResponderExcluir
  3. o que fazer quando o animal quer por ovos e não consegue a minha jabuti já tentou tentou e até agora não conseguio todos os buracos estão vazios min da uma dica aê ! obrigado e parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bah a minha tb fazia isso mas depois de um tempinho coloco seu primeiro ovo,não sou especialista nem nada mas eu acho q isso é normal...a minha ja colocou seu ovo e ta ótima...

      Excluir
  4. essa incubadora foi você que inventou ou você viu na internet?

    ResponderExcluir
  5. tenho um jabuti levei ele para cruzar com o da vizinha quero ajuda-la cuidar dos ovos pois ala tambem nao sabe vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. oi,quero cruzar minha jabuti,alguém sabe de um jabuti macho em porto alegre/rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda um e-mail lelelenaew@gmail.com

      Excluir
    2. ah eu so a mesma pessoa que a le só mudei a imagem

      Excluir
    3. eu tenho um jabuti maco e ele esta trepando com umbigo de bananeira quero uma fêmea emprestada para colocar com ele.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Na vedade não é Vermicula como sitado anterios mente mas sim, VERMICULITA, Que é um mineral

      A vermiculita ou vermiculite é um mineral formado por hidratação de certos minerais basálticos, com fórmula química (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O. Sofre expansão quando lhe é aplicado calor. Possui alta capacidade de troca catiônica e é utilizada comercialmente, principalmente em sua forma expandida na construção civil e na agricultura. Pode ocorrer associada a asbestos, mas não é uma regra.

      A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essecialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele nem os pulmões, apresenta baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.

      Excluir
  8. Dilma, por favor. Tenho há uns quatro anos três jabutis, sendo duas fêmeas.Eles cruzam com frequência e os ovos são botados em areia a uma proximidade de 10 cm, pois o fundo é de cimento, ou em terra, que é um pouco dura e seca. Espero o tempo necessário e quando procuro os ovos eles estão estragados, alguns com o casco do jabutizinho já em formação. Mas não consegui um filhote ainda. Goto muito desse bicho e pretendo devolver do jeito ceto os pais à natureza. Por favor me ajude. clisson.greco@gmal.com
    Grato

    ResponderExcluir
  9. Dilma, por favor. Tenho há uns quatro anos três jabutis, sendo duas fêmeas.Eles cruzam com frequência e os ovos são botados em areia a uma proximidade de 10 cm, pois o fundo é de cimento, ou em terra, que é um pouco dura e seca. Espero o tempo necessário e quando procuro os ovos eles estão estragados, alguns com o casco do jabutizinho já em formação. Mas não consegui um filhote ainda. Goto muito desse bicho e pretendo devolver do jeito ceto os pais à natureza. Por favor me ajude. clisson.greco@gmal.com
    Grato

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, fiz o que explicado para confeccionar a incubadora,pode ser uma pergunta idiota, mas fiquei preocupado. É normal o aquário ficar suado? isso causa algum tipo de problema para os ovos?

    Quem puder, me responda por aqui ou pelo e-mail douglas.guimaraes1980@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. No recado acima coloquei o e-mail errado, o correto é: douglasguimaraes1980@gmail.com, ou seja, sem o ponto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Já fazem 50 dias que enterrei 4 avos da minha tartaruga, bem colhi eles do chão praticamente ainda estavam aquecidos, peguei os com a colher e coloquei os na areia enterrados e os protegi da chuva só tomam sol o dia todo, mais como não tinha conhecimento de não mudar a posição do ovo desde a postura feita pela tartaruga acho então até completar 5 meses corro o risco de não dar certo. Pelas orientações acima creio que não serei bem sucedida , mais vou deixar só por curiosidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, gostaria de saber, como já faz muito tempo se nasceram os seus bebes jabuti?

      Excluir
  13. os potes com ovos devem ser furados?

    ResponderExcluir
  14. A jabuti do meu colega ja tem 9 meses e nao saiu nada pq ela colocou o ovos mo quintal sera q nao vingor espero resp...

    ResponderExcluir
  15. o meu jabuti de 65 anos morreu. Enterrei ele no meu jardim, como eu quero utilizar o casco como vaso gostaria de saber quanto tempo ele leva para se decompor. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. demora quanto tempo para os bebes jabutis sairem do ovo?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Não consegui visualizar a foto da encubadora no início da página! Ela não abre! Alguém poderia me enviar um link com a imagem? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito meso de legalizar os meus jabutis, tenho duas fêmeas adultas e um macho muito ativos.
    9 ovos na emcubadora e dois filhotes de menso de trinta dias,. Podem me ajudar???? clisson.greco@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. oi tenho uma jabuti que cruzou ontem, quero saber quanto tempo ela demora para por os ovos?

    ResponderExcluir
  20. gente minha jabuti colocou 4 ovos só que não foram enterrados logo no primeiro dia ai logo coloque os 4 em um aquario com areia enterrei 5 cms,mas não tenho certeza mas acho que não os virei de lado,mas eles ainda podem nascer? e oque acontece quando vira? e quanto tempo? se alguem me responder serei grato!

    ResponderExcluir
  21. li algumas informações que quando vira o ovo os ambrião morrem

    ResponderExcluir
  22. olá, tenho uma jabuti e tem 3 dias que ela tenta colocar os ovos, dá até pra ver o ovo mas ela ainda não colocou, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir