sábado, 16 de julho de 2011

Como incubar os ovos de Jabuti?

 Como incubar os ovos de Jabuti?

É possivel incubar os ovos de jabuti artificialmente!
  Jabutis fêmeas botam os ovos, cavando buracos em áreas com solo de terra ou areia mole que assim permite que a umidade da areia e o calor do sol incubarão os ovos. Se a jabota mãe representa uma ameaça aos ovos ou outras jabotas ameaçam o local onde estão os ovos, pode ser necessário incubar artificialmente os ovos de jabuti. No entanto, incubar tais ovos é um processo que envolve e requer um alto grau de dedicação.  O período de incubação para a espécie Geochelone carbonaria varia geralmente de 5 a 8 meses, mas esse tempo varia muito e esta ligada com vários fatores. 

  As chances de morte dos embriões na natureza é maior do que se incubarmos artificialmente os ovos e para isso precisamos de uma incubadora. As incubadoras para repteis e em especial para jabutis, são difíceis de ser encontradas e custam caro, portanto é preferível fazer a sua própria incubadora. Mas lembre-se, analise, estude com cuidado e escolha se você ira retirar os ovos da terra ou vai deixar ocorrer naturalmente, isso cabe a você decidir.

   Depois da postura, comece a remover cuidadosamente o solo que cobre os ovos tentando mantê-los na mesma posição em que eles foram colocados, teremos que fazer uma marca no lado em que estão para cima com um lápis de cera, pois os ovos não devem ser virados, e colocá-los no meio de incubação, vamos colocar todos os ovos ao sinal feitos anteriormente para cima. 

Como fazer uma incubadora? 
Incubadora Caseira



 Você não precisa ser um cientista de foguetes para projetar e construir uma incubadora para ovos de jabutis. Um pouco de engenho e  itens encontrados em torno da sua própria casa é tudo que você precisa.
 
Dificuldade: Moderadamente Fácil

Instruções

Coisas que você precisará:

  • Aquário de vidro
  • Aquecedor de aquário com termostato automático
  • Termômetro eletrônico
  • Quatro copos ou dois tijolos
  • Tela de arame ou grade 
  • Recipientes de plástico
  • Higrômetro 
  • Papel plástico transparente
  • Vermiculita (é barato e pode ser comprada pela internet ou em depósitos e casas de construção)
  • Água
    • 1
      Um aquecedor de aquário com termostato automático.
      Regule o termostato automático para 31 graus celcius e o coloque no fundo do aquário.
    • 2
      Despeje dois a três centímetros de água dentro do aquário, cobrindo o aquecedor.
    • 3
      Coloque quatro copos nos cantos do aquário, como mostra a figura.  Dois tijolos vermelhos podem ser usados em vez dos copos.
      Colocar a grade ou grelha por cima dos comos ou tijolos.
    • 4
      Encha o recipiente de plástico (na figura existem dois) com o meio para apoiar os ovos. Isso pode ser vermiculita que você irá misturar com agua na proporção 1:1 o que garantira a umidade necessária. A  vermiculita não pode ter água em excesso, caso haja, esprema-a retirando o excesso. Use vermiculita como sujerido, mas algumas pessoas costumam usar areia ou terra úmida, ou toalhas de papel úmido.
      Cuidadosamente coloque os ovos de jabuti na mistura de vermiculita ou no solo que preferir, enterrando um pouco menos que 3/4 dos ovos e assim colocar esse recipiente dentro do aquário com o termostato, em cima da grade.
    • 5
      Coloque o cabo do termômetro eletrônico e o higrômetro sobre o solo ao lado dos ovos.
      Cubra o aquário com filme plástico e faça vários furos no plástico.

      A umidade na incubadora deve ser 80-90% e a incubadora deve ser aberto pelo menos uma vez por semana, não mais, para permitir oxigênio fresco alcançar os ovos. O sexo do jabutis é dependente da temperatura em que os ovos são incubados, temperaturas de incubação acima de 31 graus C  irá produzir fêmeas e as taxas de mortalidade aumentam, e temperaturas abaixo de 28 graus C irá produzir machos. Altas temperaturas no entanto, pode causar baixas taxas de eclosão e maiores taxas de filhotes deformados. A temperatura de incubação ideal, se ambos os sexos de fihotes são desejados, é de 29 graus C. O Período de incubação varia de 105-202 dias, com uma média de 150 dias.
      Depois de nascer, os bebês jabutis, vão surgir com o saco vitelino ainda presente, limpar o saco vitelino com uma toalha suavemente e o manter  em substrato úmido (recipiente forrado com papel toalha úmido) até que a reserva seja absorvida. Certifique-se de dotar o recipiente de alta umidade e um prato de águas rasas em todos os momentos, jabutis piranga são muito suscetíveis à desidratação. Os filhotes podem demorar a começar a comer, cerca de um mês, ou até a reserva ser absorvida.

87 comentários:

  1. Olá! Minha Jabuti colocou ovos no meu jardim e estou pesquisando como faço para encubar.
    Liguei para 2 veterinàrios e eles me disseram modos diferentesO primeiro: colocar areia e terra misturados em um isopor,enterrar os ovos 5 cm e colocar um termostato à 28 graus.
    O segundo:colocar a mesma quantidade de agua e vermiculita em um tapauere grande ,enterrar os ovos pela metade ,fazer vários furos na tampa,tampar e não mexer(sem termostato).
    Já o seu método é diferente e bem mais complexo.
    estou na dúvida e gostaria muito que me ajudasse.Obrigada! Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceram os meus primeiro e a solução encontrada foi tapaure maior com vermiculita - achei mais fácil em loja pequena de materiais de construção, tem sacos de 25 e de 5 kg - que em floras, cubra os ovos até a metade - nunca vire, tire com cuidado do solo sempre marcando a parte de cima - coloque o tapaure com o s ovos dentro de um maior com água. Coloque no segundo um termostato de aquário. foi ocmo consegui com ajuda de uma amiga na net. Esper ter ajudade. clisson.greco@gmail.com

      Excluir
    2. Não precisa gastar muito para fazer uma incubadora caseira e nem usar energia, termostatos essas coisas pois digo por experiência própria que eu fiz uma incubadora com as seguinte medidas 30 X 20X 18 ( L X C X P) uma porta com tela para ventilação e procurar um lugar que tenha uma temperatura de 29º C para nascimento de machos e fêmeas eu fiz esta incubadora e deu certo os filhotes nasceram com 4 meses e alguns dias diferente da natureza que é 6 a 9 meses, antes ela colocava no quintal onde é barro mas não saia filhote perdia os ovos, as vezes eu pegava os ovos depois da postura e colocar num locar onde tinha terra e areia e saiu 4 filhotes, mas na incubadora saiu mais do que isso alguns hoje tem quase dez anos outros morreram por falta de cuidado das pessoas que criaram, esses outros que tem dez anos estão com seus donos e estão bem. Espero ter ajudado

      Excluir
    3. Oi , tudo bem ? Sonho em criar jabuti , tenho 3 fêmeas e 3 machos adultos e achei 6 ovos gostaria q me ensinasse como chocar . Se for possível me passe seu tel q te ligo ou me tel - 35 - 33431655. Obrigada

      Excluir
  2. tentei segui as dicas direitinho, agora e so aguardar o nascimento!

    ResponderExcluir
  3. o que fazer quando o animal quer por ovos e não consegue a minha jabuti já tentou tentou e até agora não conseguio todos os buracos estão vazios min da uma dica aê ! obrigado e parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bah a minha tb fazia isso mas depois de um tempinho coloco seu primeiro ovo,não sou especialista nem nada mas eu acho q isso é normal...a minha ja colocou seu ovo e ta ótima...

      Excluir
    2. Quanto depois do nascimentos dos filhoes ele podem deixar a mae ?

      Excluir
    3. Quanto depois do nascimentos dos filhoes ele podem deixar a mae ?

      Excluir
    4. Ela pode estar com ovos retidos.
      Leve-a ao veterinario que tenha experiência com répteis.

      Excluir
  4. essa incubadora foi você que inventou ou você viu na internet?

    ResponderExcluir
  5. tenho um jabuti levei ele para cruzar com o da vizinha quero ajuda-la cuidar dos ovos pois ala tambem nao sabe vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jabutis nao cuidam dos ovos, como a maioria dos répteis (exceto jacarés e crocodilos), largam para a natureza e os filhotes já nascem prontos para viverem sozinhos

      Excluir
  6. oi,quero cruzar minha jabuti,alguém sabe de um jabuti macho em porto alegre/rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda um e-mail lelelenaew@gmail.com

      Excluir
    2. ah eu so a mesma pessoa que a le só mudei a imagem

      Excluir
    3. eu tenho um jabuti maco e ele esta trepando com umbigo de bananeira quero uma fêmea emprestada para colocar com ele.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Na vedade não é Vermicula como sitado anterios mente mas sim, VERMICULITA, Que é um mineral

      A vermiculita ou vermiculite é um mineral formado por hidratação de certos minerais basálticos, com fórmula química (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O. Sofre expansão quando lhe é aplicado calor. Possui alta capacidade de troca catiônica e é utilizada comercialmente, principalmente em sua forma expandida na construção civil e na agricultura. Pode ocorrer associada a asbestos, mas não é uma regra.

      A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essecialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele nem os pulmões, apresenta baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.

      Excluir
  8. Dilma, por favor. Tenho há uns quatro anos três jabutis, sendo duas fêmeas.Eles cruzam com frequência e os ovos são botados em areia a uma proximidade de 10 cm, pois o fundo é de cimento, ou em terra, que é um pouco dura e seca. Espero o tempo necessário e quando procuro os ovos eles estão estragados, alguns com o casco do jabutizinho já em formação. Mas não consegui um filhote ainda. Goto muito desse bicho e pretendo devolver do jeito ceto os pais à natureza. Por favor me ajude. clisson.greco@gmal.com
    Grato

    ResponderExcluir
  9. Dilma, por favor. Tenho há uns quatro anos três jabutis, sendo duas fêmeas.Eles cruzam com frequência e os ovos são botados em areia a uma proximidade de 10 cm, pois o fundo é de cimento, ou em terra, que é um pouco dura e seca. Espero o tempo necessário e quando procuro os ovos eles estão estragados, alguns com o casco do jabutizinho já em formação. Mas não consegui um filhote ainda. Goto muito desse bicho e pretendo devolver do jeito ceto os pais à natureza. Por favor me ajude. clisson.greco@gmal.com
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pelo mesmo problema.
      A minha Jabuti coloca os ovos na areia, mas os ovos acabam estragando e eles nunca nascem.
      Queria saber o que tenho q fazer pra eles vingar.
      Se alguém puder me ajudar me a resolver esse problema, manda um email para viviane.oliveira2668@gmail.com
      Por favor e obrigada

      Excluir
    2. a onde eu encontro vermiculite para coloca a minha jabota ela colocou o seu primeiro ovo na areia e eu nao sei como fazer para cuida

      Excluir
  10. Bom dia, fiz o que explicado para confeccionar a incubadora,pode ser uma pergunta idiota, mas fiquei preocupado. É normal o aquário ficar suado? isso causa algum tipo de problema para os ovos?

    Quem puder, me responda por aqui ou pelo e-mail douglas.guimaraes1980@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. No recado acima coloquei o e-mail errado, o correto é: douglasguimaraes1980@gmail.com, ou seja, sem o ponto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Já fazem 50 dias que enterrei 4 avos da minha tartaruga, bem colhi eles do chão praticamente ainda estavam aquecidos, peguei os com a colher e coloquei os na areia enterrados e os protegi da chuva só tomam sol o dia todo, mais como não tinha conhecimento de não mudar a posição do ovo desde a postura feita pela tartaruga acho então até completar 5 meses corro o risco de não dar certo. Pelas orientações acima creio que não serei bem sucedida , mais vou deixar só por curiosidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, gostaria de saber, como já faz muito tempo se nasceram os seus bebes jabuti?

      Excluir
  13. os potes com ovos devem ser furados?

    ResponderExcluir
  14. A jabuti do meu colega ja tem 9 meses e nao saiu nada pq ela colocou o ovos mo quintal sera q nao vingor espero resp...

    ResponderExcluir
  15. o meu jabuti de 65 anos morreu. Enterrei ele no meu jardim, como eu quero utilizar o casco como vaso gostaria de saber quanto tempo ele leva para se decompor. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. demora quanto tempo para os bebes jabutis sairem do ovo?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Não consegui visualizar a foto da encubadora no início da página! Ela não abre! Alguém poderia me enviar um link com a imagem? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito meso de legalizar os meus jabutis, tenho duas fêmeas adultas e um macho muito ativos.
    9 ovos na emcubadora e dois filhotes de menso de trinta dias,. Podem me ajudar???? clisson.greco@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. oi tenho uma jabuti que cruzou ontem, quero saber quanto tempo ela demora para por os ovos?

    ResponderExcluir
  20. gente minha jabuti colocou 4 ovos só que não foram enterrados logo no primeiro dia ai logo coloque os 4 em um aquario com areia enterrei 5 cms,mas não tenho certeza mas acho que não os virei de lado,mas eles ainda podem nascer? e oque acontece quando vira? e quanto tempo? se alguem me responder serei grato!

    ResponderExcluir
  21. li algumas informações que quando vira o ovo os ambrião morrem

    ResponderExcluir
  22. olá, tenho uma jabuti e tem 3 dias que ela tenta colocar os ovos, dá até pra ver o ovo mas ela ainda não colocou, o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  23. DUVIDAS SE FISER A INCUBADORA A UMIDADE NÃO ESTRAGARA OS OVOS PORQUE CREIO QUE FICARA SUADO O AQUARIO???? E SE TEM QUE ABRI O AQUARIO PELO MENOS UMA VES POR CEMANA PARA TROCA O AR??? TEM AUGEM QUE JA FES ESSA EXPERIENCIA MIM ORIENTA POR FAVOR? E AUGO BEM GARANTIDO ?
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO ...

    ResponderExcluir
  24. Ola, boa tarde! Minha jabuti acasalou na semana passada, quanto tempo vai demorar para colocar os ovos? Quero incuba-los

    ResponderExcluir
  25. Não sei qual a posição do ovo poque já pegaram e só bota um ovo MSM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem botar um, é raro, em geral de 3 a cinco ovos.
      Nunca vire o ovo de jabuti, tem que mantê-lo como ela botou

      Excluir
  26. Não sei qual a posição do ovo poque já pegaram e só bota um ovo MSM?

    ResponderExcluir
  27. Não sei qual a posição do ovo poque já pegaram e só bota um ovo MSM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A posição é a que ele foi botado, nunca vire o ovo. Botam em geral de 3 a cinco ovos.
      Podem demorar de 4 a 6 meses emmédia, pode ser bem mais.
      Passdo ese tempo veja se o ovo boia na água, com o cuidado de não vir[a-lo. se afundar arrisca ainda nasceer, se boiar com certeza pedeu

      Excluir
  28. Olá!
    Tenho um casal d jabuti e essa semana botou, gostaria de saber qual o tempo da incubação dos ovos.? Ja vi vários comentários, com 5 a 8 meses e outros com 50 a 90 dias. Preciso d ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo certo depende muito da temperatura. Deve ser mantida entre 28o e 31o. Levam em média de 5 a 6 meses,mas pode ser mais.
      Passado esse tempo veja se o ovo bois na água, mas atenção sem virá-lo. Se boiar é porque pedeu, se afundar volte para onde estava. SEM VIRÁ-LO

      Excluir
  29. OLÁ BOA TARDE. MINHA JABUTI COLOCOU 2 OVOS´, GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL OU SE ELA AINDA PODE COLOCAR MAIS OVOS, MAIS ELES ESTÃO SEM GALA PORQUE EU NÃO TENHO O MACHO, OBRIGADA E POR FAVOR ME AJUDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela botou sem haver macho é apenas uma necessidade orgânica do animal. Pode passado tempos voltar a botar. É normal.

      Excluir
  30. Minha jabuti fez a cova, mas espalhou os ovos no quintal, os poucos que colocou na cova não cobriu, os recolhi como deu para colocar na areia, espero que nasça algum.

    ResponderExcluir
  31. Minha jabuti fez a cova, mas espalhou os ovos no quintal, os poucos que colocou na cova não cobriu, os recolhi como deu para colocar na areia, espero que nasça algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não virou os ovos ao recolhê-los a chance é grande. Mantnha os em areia vermiculita - encontra em casas de jardinagem econstrução. Ou areia úmida.

      Excluir
  32. ola , meus filhotes de jabutí estão desidratados , mas se eu os molho , eles ficam com mal cheiro , o que fazer a respeito disso ? tenho medo que eles morram de desidratação , mas tbm tenho medo de molhar e acontecer alguma infecção pois o mal cheiro é muito forte .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc sabe que eles estão desitratados. Mantenha uma vasilha com áagua no recipientes e evite molhá-los

      Excluir
  33. Tenho um macho e duas fêmeas. Fiz uma incubadeira com tuppewere e vermiculita.
    Retiro os ovos do buraco sem virá-los, enterro os até a metade na vermiculita em uma tuppewere, coloco essa vasilha com os ovos dentro de uma maior com água e aquecedor de aquário

    Mas peco ovos demais, consigo que nasça apenas um ou dois no ano.

    Qual seria a taxa de sucesso na eclosão dos ovo?

    Gostaria também de encaminhar um deles para o Ibama, mas tenho receio que entreguem a outros criadores.

    Em Betim MG tem uma fábrica de cachaça, por exemplo, onde existem dezenas.

    Qualquer dica... clisson.greco@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. A minha colocou ovos no meu quintal,mas,não vi,tem um mês q nasceram dois filhotinhos,e a mâe já colocou mais ovos (9),deixei-os no mesmo lugar,fiz bem ou mais?

    ResponderExcluir
  35. Alguém já teve sucesso com incubadora de pintinhos sem permitir que os ovos mudem se posição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natureza é muito sábia. Em chocadeiras elétricas a viragem de ovos é em função da alta temperatura sobre os ovos e da baixa temperatura em baixo dos ovos. E a idéia é simples: Água da bandeja para manter a umidade evapora e logo condensa ao chegar na parte baixa do ovo que está sendo aquecido por cima. Como o ovo mesmo na parte de baixo tem uma temperatura acima da temperatura média da água, que não ultrapassa os 25 graus, ela tende a evaporar de novo em função do ar forçado pela ventoinha, e aí volta a esfriar o ovo na parte de baixo. Isto é muito complexo para ser explicado, pois é um processo físico. Por isso que é necessário virar os ovos a cada 2 horas. No caso de uma galinha, ou qualquer outra ave que não virasse os ovos, os pintinhos não teriam problema algum, pois as penas da aves sobre os ovos conseguem passar a temperatura em quase 100% do ovos. E por último é necessário também informar que o pintinho dentro do ovo não fica parado. Ele se movimenta da mesma forma que um bebê se movimenta no útero da mãe.

      Excluir
  36. Olá pessoal. Gostei do material aqui encontrado. Além dos livros revistas que fala sobre este bichinho vagaroso, tem a prática da lida com eles. Sucesso. pfsonhador.

    ResponderExcluir
  37. Fernanda , 29 de julho de 2016.

    Adorei , as informações encontradas aqui.

    ResponderExcluir
  38. Fernanda , 29 de julho de 2016.

    Adorei , as informações encontradas aqui.

    ResponderExcluir
  39. Meu jabuti botou ovos numa areia que tenho acumulada no quintal, mas só descobri porque os cachorros desenterraram os ovos, o que faço com eles? Enterro novamente na areia? De que forma? É preciso deixar alguma parte descoberta ou pode cobrir todo com areia ou outro produto.

    ResponderExcluir
  40. Meu jabuti botou ovos numa areia que tenho acumulada no quintal, mas só descobri porque os cachorros desenterraram os ovos, o que faço com eles? Enterro novamente na areia? De que forma? É preciso deixar alguma parte descoberta ou pode cobrir todo com areia ou outro produto.

    ResponderExcluir
  41. Estou pensando em comprar um casal de jabuti, pra minha filha. Gostei dos comentários.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. minha jabuti colocou dois ovos só que meu quintal é todo no cimento como faço para saber a posição certa de colocar os ovos na areia ??

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, minha jabuti colocou um ovo no cimento e meu cachorro mexeu no ovo, tem como saber qual a posição correta para enterrar?

    ResponderExcluir
  45. Oi! Minha jabuti, colocou ovos acho que são 4, descobri por acaso, quando fui tirar terra para as minhas plantas e vi que havia 4, mas acho que tem mais .Fiquei muito feliz e resolvi deixar como os encontrei, só que eu não sei quando foi que ela pôs.E por isso, não sei quando eles nasceram rsrs...

    ResponderExcluir
  46. Bom dia! Tenho uma pergunta. Fala que ter que misturar a vermiculita com água na mesma proporção. Ao decorrer do tempo, tem que voltar a umedecer a vermiculita?

    ResponderExcluir
  47. Olá minha Jabuti colocou bastante ovos cavou terra no quintal mais de 8 ovos eu avi colocando já é a segunda vez a 1° vez aterrei coloquei em um tapawer e não vingou foram cinco ovos e não nasceram. Será que foi pq coloquei em cima da laje na varanda pegava sol e chuva.
    POrfavor alguém me dá uma dica.
    Quero muito que essa segunda remessa sobreviva o que eu faço????
    Estão todos no mesmo lugar que ela colocou??? Obrigada agradeço!

    ResponderExcluir
  48. Estou preocupada pois minha jabuti botou 5 ovos até agora, não foram todos de uma vez e sim, no decorrer de 1 mês mais ou menos. É normal isto acontecer?

    ResponderExcluir
  49. Eu tenho três femias e um macho adultos e no meu quintal fiz um ajuste para elas , a 6 meses eu encontrei dois BBS de jaboti sendo duas femias , até então os ovos anteriores do goraran , tem uma postura de ovos que elas colocaram a 6 meses e eu estou na dúvida se posso ficar a terra a onde eles estão para facilitar a saída dos bbs ,vou ver se não estão gorados pois as habitas pizan na terra e fica muito dura a terra para eles saírem alguém pode me asilar

    ResponderExcluir
  50. Eu tenho três femias e um macho adultos e no meu quintal fiz um ajuste para elas , a 6 meses eu encontrei dois BBS de jaboti sendo duas femias , até então os ovos anteriores do goraran , tem uma postura de ovos que elas colocaram a 6 meses e eu estou na dúvida se posso ficar a terra a onde eles estão para facilitar a saída dos bbs ,vou ver se não estão gorados pois as habitas pizan na terra e fica muito dura a terra para eles saírem alguém pode me asilar

    ResponderExcluir
  51. Eu tenho três femias e um macho adultos e no meu quintal fiz um ajuste para elas , a 6 meses eu encontrei dois BBS de jaboti sendo duas femias , até então os ovos anteriores do goraran , tem uma postura de ovos que elas colocaram a 6 meses e eu estou na dúvida se posso ficar a terra a onde eles estão para facilitar a saída dos bbs ,vou ver se não estão gorados pois as habitas pizan na terra e fica muito dura a terra para eles saírem alguém pode me asilar

    ResponderExcluir
  52. Olá tenho um casal de jabuti e em Novembro do ano (2017) passado, ela colocou Dez ovos, fez um buraco e os enterrou.
    Hj 24/04/2018, vi a fêmea começando a cavar no lugar do ninho.
    Será ela está presentindo que está na hora deles nascer e quer ajudar eles a sair da terra, uma vez que a terra do Jardim é muito dura?

    Ou ela está querendo por ovos de novo?

    ResponderExcluir
  53. Minha jabuti pós ovos dia 11/04/18 !
    O local que ela escolheu e de terra fofa, umida,perto do ladrao de uma caixa d'água, de reaterro de escavações de uma cisterna !
    Em uma outra oportunidade, um filhote conseguiu subir até a superfície !
    Um outro morreu enterrado !

    Como já se passaram 7 meses e 10 dias, posso ajudar retirando um pouco de terra e fazendo um telhado para evitar as chuvas fortes deste período ?

    ResponderExcluir
  54. gostaria de saber quando o aquario fica suado pingando agua sobre os ovos isso tem problema?

    ResponderExcluir
  55. boa noite gostaria de saber se tem chocar os ovos de jabuti em chocadeira de ovos de galinha e por uma temperatura de 30 Graus.

    ResponderExcluir
  56. Tem dois jabutis um com a cabeça amarela e o outro com a cabeça vermelha, e a fêmea bota muito ovos mas até hoje não consegui nenhum filhote. Queria saber se é por que eles são de cores diferentes que os filhotes não nasce ou não tem nada a ver a raça deles?

    ResponderExcluir
  57. olá , enterrei os ovos certinho e já se passaram 4 meses apos a incubacao, achei uns pedacinhos de casca do ovo porem o ovo nao tinha quebrado o que eu faço?

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde, incubei vários ovos de jabuti, tive sucesso, mas alguns não nasceram, ai quebrei os ovos e vi que eles estavam perfeitos e não saíram dos ovos, o que pode ter acontecido. Obrigado, Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  59. PRECISO URGENTE DE AJUDA.
    A CASQUINHA DO OVO DE UM JABUTIZINHO AINDA DENTRO DA CASCA QUEBROU.
    ELE JA ESTA PRE FORMADO.
    O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  60. A jaboti da minha avó colocou dois ovos, então olhei alguns vídeos de como incubar pois ela colocou em um lugar plano sem enterrar, então peguei e enterrei em um pote, mas não reparei na posição que coloquei os ovos isso é sinal de fracasso?

    ResponderExcluir