domingo, 1 de maio de 2011

Foto do Mês de Maio de 2011

Um belo exemplar de um Jabuti-piranga Albino

Água e outros assuntos

Os jabutis precisam beber água?

 Há uma quantidade considerável de mal-entendidos sobre o tema da necessidade de água dos quelônios. Isso é lamentável, como um número de condições patológicas estão diretamente relacionadas à disponibilidade ou não de água do ambiente, e para o estado de hidratação geral de répteis como os jabutis.
 Os problemas de saúde mais comuns associados a um nível sub-ótima de hidratação ou período prolongado de privação de água ambientais incluem um acúmulo de ácido úrico solidificado no sistema renal e da bexiga; e insuficiência renal. Todas estas são condições extremamente graves e deve-se observar que a desidratação, mesmo que por curtos períodos, pode ter sérias consequências a longo prazo.
 Só porque eles são capazes de tolerar a privação de água durante um período prolongado, não é razão para privá-los de forma deliberada ou permanente. A privação de água é um estado sub-ótimo que, se estendido para além de certos limites, resulta em graves problemas de saúde. Comida por si só não é normalmente uma fonte adequada de água.
Jabutis bebendo água

                                                                                                                                                       

Por que é importante não misturar espécies?
  
 Misturando espécie em cativeiro é irresponsável, pois significa sempre uma espécie é comprometida em favor do outro, ou pior ainda, que ambos são comprometidos.
  O Jabuti piranga híbrido com Jabuti tinga, é o intercruzamento entre as duas espécies de tartarugas terrestres brasileiras, gerando um animal híbrido que possuí grande possibilidade de ser estéril, ou seja, de não conseguir se reproduzir mais. A coloração desses animais híbridos possuem aspectos das duas espécies, propocionando uma beleza exótica.
Jabutis-piranga Híbridos
 

O Banho

  Devemos dar banho nos jabutis?                                         
                                                                                               
Jabuti tomando banho
                                                                   
  As pessoas parecem ter muitas idéias diferentes a respeito dos "cuidados" para um jabuti saudável.Um pensamento é que desde que aos jabutis são animais "selvagens", eles não precisam ser lavados. Exatamente o oposto é verdadeiro.

  Outro equívoco é usar ceras, óleos e preparativos de algum tipo (muitos dos quais são comerciais) que são recomendados, para serem colocados sobre o escudo, a "dar-lhe os nutrientes" e torná-lo brilhante. Muitos, se não a maioria destes produtos, são potencialmente prejudiciais. Ambos, carapaça e o plastrão de uma tartaruga ou jabuti são compostos por tecidos vivos. Eles precisam de oxigênio e de exposição à luz solar para se manterem saudáveis.        
  O uso de alguns tipos de ceras, óleos, ou de outras preparações, pode ser realmente prejudicial ao casco de um piranga. A queratina e camadas ósseas contém milhões de poros microscópicos, e coisas como os produtos mencionados na verdade, obstrui os poros, causando problemas.
  É perfeitamente seguro dar a seu amigo quelônio um banho, na verdade, ele pode realmente gostar!Tudo o que se precisa é de uma escova de dentes, uma banheira, de algum tipo de espaço suficiente para acomodar os jabutis, e água morna, não mais do que o necessário para cobrir o plastrão inteiro, e alguns centímetros da carapaça.

Dois Jabutis se refrescando
                                            
 
  Permita que o seu jabuti se hidrate por algum tempo, geralmente 15 a 20 minutos, em seguida, substitua a água. Muitas vezes, os jabutis, tiram proveito deste tempo para repor a água de seu estoque, anulando o velho, e substituindo-o pelo fresco.
  Pegue a escova de dentes e escove delicadamente a carapaça toda, sendo particularmente atento a todas as áreas de acumulação de sujeira, entre os escudos, e por baixo da carapaça, bem como, para incluir todas as áreas acima da cabeça, ao redor das pernas e ao redor da cauda.
  Repita o mesmo para as pernas, cauda e pescoço. Tenha cuidado com as áreas não cobertas de escamas, como estas áreas são mais sensíveis. Repita o mesmo procedimento com o plastrão, prestando atenção para que toda a sujeira seja removida entre os escudos. Finalmente, enxágüe bem. NÃO utilize nenhum tipo de detergente, xampu, ou outros produtos a menos que recomendado por seu veterinário. Alguns desses produtos, enquanto seguros e importantes para cães, gatos, ou pessoas, podem ser potencialmente perigosos, e às vezes até fatais para os jabutis.
  Depois de seu jabuti estar limpo e seco, se saudável ​​e com uma dieta boa, deve ter um escudo que brilha por si só. Nenhum tratamento adicional será necessário. Este procedimento dá ao proprietário uma excelente oportunidade para examinar o animal em detalhes para todos os problemas, como lesões, a podridão do escudo, ou abrasões.
  Mensalmente, a limpeza e inspeção regular é muito importante para fazer um saudável e feliz quelônio, com menos chance de problemas ou lesões no casco ou pele.

Parabéns pelo Jabuti